Our social:

Latest Post

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Bolsonaro vai sobrevoar áreas atingidas pelas chuvas em MG

O presidente Jair Bolsonaro vai sobrevoar nesta quinta-feira (3) áreas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais. A agenda ocorrerá no período da tarde, informou o Palácio do Planalto. Mais de 100 municípios do estado tiveram situação de emergência decretada em decorrência dos estragos causados, incluindo alagamentos, desmoronamento de construções, transbordamento de rios e deslizamento de terras. Até agora, as chuvas já provocaram 54 mortes no estado.
De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual às 10 horas de hoje (29), o maior número de vítimas fatais foi registrado em Belo Horizonte, onde o total de mortos chega a 13. Em seguida vem Betim (6); Ibirité e Luisburgo (5, em cada). Quarenta e duas pessoas morreram soterradas e 11 afogadas ou por outras causas, após serem arrastadas pelas águas.
O último levantamento indica que há, em todo estado, 38.703 pessoas desalojadas, ou seja, que tiveram que deixar suas casas e, provisoriamente, se alojar na casa de parentes ou amigos. Outras 8.157 pessoas, sem ter para onde ir, buscaram abrigos, na maioria das vezes improvisados em escolas ou igrejas.
Em memória das vítimas, foi respeitado um minuto de silêncio durante um evento do presidente Jair Bolsonaro com cantores sertanejos, no Palácio do Planalto, durante a manhã desta quarta-feira.
No último domingo (26), o governo federal informou que foram disponibilizados R$ 90 milhões, de forma imediata, aos municípios atingidos por chuvas desde 17 de abril. Os recursos são procedentes do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Agência Brasil

CONSCIENTIZAÇÃO AOS MOTORISTAS – Prefeitura pinta “Capifaixas” na Lagoa Maior em atenção à preservação das capivaras

Quem passar pela Circular da Lagoa Maior vai se deparar com uma nova e inédita faixa de sinalização. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) em parceria com a Diretoria de Trânsito, está pintando faixas educativas para chamar a atenção dos motoristas quanto à presença de capivaras na Lagoa. Nomeadas como “Capifaixas”, essa sinalização é mais uma ação da SEMEA em preocupação com a causa animal e cuidado com as capivaras que habitam a Lagoa Maior e já fazem parte do convívio diário do três-lagoense. Recentemente, a Administração Municipal instalou placas educativas em todo o entorno da Lagoa alertando sobre a presença e trânsito desses animais. De acordo com o secretário da pasta, Toniel Fernandes, essas faixas são exclusivamente para chamar a atenção. “O nosso objetivo é reduzir ou até mesmo zerar o número de acidentes e atropelamentos de capivaras na Circular da Lagoa. Por isso, inovamos mais uma vez e usamos a criatividade para chamar a atenção dos motoristas em relação aos animais que trafegam nessa região”, explicou.

 Serão três “capifaixas” pintadas, nos trechos em que há maior índice de atropelamentos, sendo em uma frente à pista de skate, e duas próximas ao Hotel OT. Vale ressaltar que essas faixas não são para pedestres e que muito raramente as capivaras andarão sobre elas, apenas conscientizar os motoristas para reduzir a velocidade e respeitar a vida animal.  

Em 2019, a SEMEA registrou 15 atendimentos de atropelamentos no local.

Serão três “capifaixas” pintadas, nos trechos em que há maior índice de atropelamentos, sendo em uma frente à pista.

CUSTOS
Segundo o secretário, as faixas foram pintadas com material que já estava disponível, logo não houve custos extras para o Município.
OUTRAS AÇÕES
Importante ressaltar que a Administração Municipal está investindo em sinalização horizontal, lombadas, faixas elevadas, principalmente as faixas de pedestres em frente às unidades escolares, o que demonstra uma preocupação como um todo.
Diretoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS

sábado, 25 de janeiro de 2020

Playground, kits escolares e mais de 40 mil uniformes serão entregues aos alunos da REME no início do ano letivo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), divulgou as ações previstas para o início do ano escolar 2020.
Segundo a nota emitida pela secretaria, o ano escolar na Rede Municipal de Ensino (REME) iniciará no dia 5 de fevereiro com a Jornada Pedagógica para capacitação dos Profissionais da REME e as aulas no dia 12 de fevereiro, conforme Resolução n° 001/SEMEC/2020, publicada em 21/01/2020.
A secretária de Educação e Cultura, Heliety Antiqueira, informou ainda aos pais que serão enviados às Unidades de Ensino, antes do início do ano letivo, os kits escolares (materiais, mochila e estojo) e os uniformes totalmente reformulados para este ano conforme a idade dos alunos.
MATERIAL ESCOLAR
Os alunos da Educação Infantil de 0 a 3 anos, por exemplo, receberão em seus kits: agenda escolar personalizada; apontador para lápis, borrachas, caderno de desenho, caneta hidrográfica 12 cores; giz de cera; tinta guache; lápis de cor; lápis grafite; massa de modelar; pincel escolar; avental para pintura e toalha de mão.
Já as crianças da Educação Infantil de 4 e 5 anos: além dos itens constados acima receberão caderno brochurão 96 folhas; colas líquidas; tesoura escolar e Squeeze 550 ml (garrafinha para água).
O Ensino Fundamental que contempla os primeiros anos iniciais ( 1º ao 5º) receberão: apontadores para lápis; borrachas; cadernos brochurão 96 folhas; caderno de desenho; cola líquida; caneta hidrográfica 12 cores; giz de cera; lápis de cor; lápis grafite; tesoura escolar e Squeeze 550 ml (garrafinha para água).
Já os alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano receberão: pontador para lápis; borrachas; cadernos universitários 200 folhas; caderno de desenho; canetas esferográficas nas cores azul, preta e vermelha; cola líquida; esquadra 46º; esquadra 60º; régua; lápis grafite; tesoura escolar; transferidor e Squeeze 550 ml (garrafinha para água).


UNIFORMES
Segundo a secretária, mais de 40 mil peças de Uniformes Escolares já estão sendo entregues nas Unidades de Ensino. Os alunos receberão dois pares de uniformes, de uma só vez, no início do ano letivo.
Das turmas iniciais da Educação Infantil até o terceiro ano do Ensino Fundamental, os Kits de Uniforme serão compostos por: camiseta sem e com mangas, dois shorts-saia para as meninas e camiseta sem mangas e com mangas e duas bermudas, para os meninos.
A partir do quarto ano do Ensino Fundamental até o nono ano, os kits de Uniforme serão compostos por três camisetas tanto para meninas quanto para meninos.
“Esta mudança nos kits de uniformes das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental foi realizada por sugestão da Comunidade Escolar, já que os alunos maiores preferem usar bermudas e calças jeans para frequentar as aulas”, disse a secretaria.
ATENDENDO SOLICITAÇÕES
Ainda segundo Heliety, também serão enviados às Unidades de Ensino, conforme suas solicitações para o Ano Letivo 2020, utensílios diversos para cozinha (panelas, potes, escumadeira, conchas…) e produtos de linha branca (geladeira, freezer, micro-ondas, fogão) atendendo às necessidades específicas de cada uma delas.
Considerando o espaço físico e a faixa etária de todas as Unidades de Ensino, incluindo as duas novas Unidades a serem inauguradas em 2020, localizadas nos Bairros Novo Oeste e Novo Oeste II serão entregues Playground Baby e Kids e jogos e brinquedos educativos variados, adequados às faixas etárias que a Unidade de Ensino atende.
Materiais de higiene para todos os CEIs de tempo Integral, tais como: sabonete líquido, shampoo, condicionador, creme para pentear, pente, xuxinhas para cabelos, talco em gel e  materiais esportivos variados específicos para auxiliar o desenvolvimento físico dos alunos nas aulas de Educação Física e Recreação e Salas de Recurso no trabalho específico em Psicomotricidade também está na lista.
Diretoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS